Share

Arquitetura Saudável

Arquitetura Saudável

O conceito de que a arquitetura pode influenciar na saúde das pessoas pode ser algo novo para você, mas a verdade é que cientistas, arquitetos e médicos ao redor do mundo já vêm estudando os benefícios das intervenções arquitetônicas na vida dos indivíduos e que estes estudos devem produzir espaços e instalações que promovam saúde, bem-estar e felicidade.

Desenvolver o tema da saúde durante uma construção ou reforma é trabalhar com detalhes que podem ser invisíveis à maioria das pessoas, como tratamento térmico e umidade do ambiente mas que interferem na saúde dos que vivem ou trabalham no local.

Estudos científicos definiram 5 comportamentos do bem-estar: Conectar-se, manter-se ativo, ter consciência, aprendizado contínuo e doação. Para estimular estes comportamentos do bem-estar a arquitetura saudável deve trabalhar dois aspectos chave: sentir-se bem e ser funcional.

 

Como aplicar isto na prática? Um bom exemplo disso é como um projeto arquitetônico alterou a rotina dos trabalhadores de um edifício em Seattle, Estados Unidos. No edifício Bullitt, as pessoas que trabalham no prédio disseram utilizar as escadas em 75% das vezes em que precisam locomover-se pelo prédio, enquanto a média de trabalhadores de escritórios comuns está entre 17 a 23%. A ideia é simples, os arquitetos criaram escadas que as pessoas queiram usar.

 

Munidos de elementos que já fazem parte dos espaços, como paisagens externas, e também de elementos criados para estimular o máximo aproveitamento por aqueles que irão passar, conviver, usufruir daquele ambiente regularmente. Aliar a funcionalidade da escada ao uso criativo dos espaços elevou a construção a outro patamar. Além de com o seu uso, aumentar a frequência de atividade física daqueles que a utilizam.

O conceito de saúde pode ser comumente ligado apenas à ausência de doenças, mas quando trabalhamos a Arquitetura da saúde vamos além, considerando um estado completo de saúde física, psicológica e social.

Cada conceito irá proporcionar benefícios e soluções para o seu dia a dia, seja em casa ou no trabalho, conheça mais sobre como vamos ajudar a transformar a sua interação com o ambiente e mudar seu estilo de vida.

Arquitetura e Geobiologia

saudavel

A Simplescidade atua junto a médicos e arquitetos construindo Ambientes Saudáveis, trazendo o conceito de Medicina Funcional ou Medicina de Estilo. Juntos vamos buscar como alinhar saúde e estilo de vida na composição de ambientes, contando com os materiais certos, análise dos ambientes para definição da usabilidade de espaços e como fazer com que a sua casa ou empresa trabalhe em benefício da saúde das pessoas.

Ao longo dos anos temos vivido cada vez mais e buscamos formas de seguir sempre mais saudáveis e ativos. E muitos estudos têm ajudado nesse trabalho de melhorar nossa qualidade de vida e, o que cientistas e médicos tem descoberto é que o ambiente em que vivemos, seja nossa casa ou local de trabalho, tem um importante papel na nossa saúde. Mas como os ambientes podem interferir na nossa saúde?

Essa é uma preocupação mundial e chegou até a OMS (Organização Mundial de Saúde), que identificou que 60% dos escritórios são insalubres e 30% das residências se encaixam nesta categoria, reconhecida em 1982 pela organização como Síndrome do Edifício Enfermo. Esta denominação é atribuída a edifícios onde 20% dos seus ocupantes apresentam um ou mais sintomas como: fadiga, dor de cabeça, tosse seca, coriza ou ardor nos olhos. Se identificou? Então saiba que a Geobiologia pode ajudar a tratar patologias da construção que os causam.

Aliar a Geobiologia à Arquitetura permitirá que sua construção receba a devida atenção a alguns itens que irão fazer toda a diferença em como você ou as pessoas que estejam no ambiente irão sentir-se.

A Simplescidade trabalha a saúde da construção em todos nossos projetos, pois eles estão dentro dos conceitos do Selo Casa Saúdavel. Saiba mais a respeito.